COMO MONTAR UMA LANCHEIRA SAUDÁVEL E PRÁTICA PARA O MEU FILHO?
A família tem um papel muito importante na construção da relação da criança com o alimento, e à medida que a criança se desenvolve, o comportamento alimentar extrapola para o meio social e a lancheira é um bom artifício para ensinar à criança sobre equilíbrio e escolhas na alimentação fora de casa.
O que precisa ter na lancheira escolar para ficar completa nutricionalmente? E a quantidade? Observe seu filho (a) nos fins de semana: qual é o apetite dele (a) no lanche da tarde? Essa vai ser a quantidade norteadora para a lancheira. Mandar muito lanche pode não dar tempo de consumir tudo ou fazer com que a criança só coma os preferidos e levar pouco lanche pode ser insuficiente e você vai notar que ao buscá-lo (a) na escola, logo vai reclamar que está com muita fome.
E qual a composição do cardápio da lancheira?
Sempre é importante utilizarmos os quatro grupos de alimentos. Veja abaixo algumas sugestões:
- Proteína:leite, iogurte, queijo branco, ricota temperada, requeijão, creme de ricota, patês caseiros; castanhas, pasta de amendoim.
- Vitamina e mineral:frutas picadinhas em potes fechados: melancia, mamão, melão, kiwi, manga, morango. Uma boa opção também são as frutas desidratadas como damasco, tâmaras.
- Carboidrato:pães, tapioca, crepioca,bolo caseiro, pão de queijo, biscoito de polvilho, pipoca; pinhão, milho cozido
- Líquidos:água,água de coco, chá gelado, suco natural ou suco 100% fruta
- Exemplo de cardápio: pão integral com ricota+água de coco+tomate cereja
Outra pergunta frequente é: Como aumentar o interesse e aceitação alimentar da criança?
Envolver a criança na escolha do cardápio, no preparo da lancheira, colocar recadinhos junto com o lanche, utilizar formas decorativas para deixar a refeição mais divertida, podem ser alguns dos artifícios que deixam a criança mais envolvida com a refeição para que se sintam mais atraídas para comer.
Por fim, não fique presa a 4 grupos de alimentos na lancheira, muitas vezes não tem refrigeração na escola e você não conseguirá enviar lácteos, e tudo bem, desde que esses alimentos sejam distribuídos nas outras refeições do dia. Avalie a composição da alimentação do seu filho pelo contexto do dia e não apenas de uma refeição. Se trouxermos mais leveza e menos terrorismo para hora da alimentação, evitamos muitos problemas comportamentais em relação ao comer no futuro. A alimentação é nutrição, mas também vai muito além disso!
Thatielly S. Garcia Nutricionista CRN8 – 1705